Educação Expandida

 Educação Expandida

>>> A violência virtual que afeta a vida real: Cyberbullying

>>> O perigo da exposição virtual: Sexting

 

Projeto sócio-educativo, Educação Expandida busca estimular dentro da escola dinâmicas coletivas de aprendizagem, por meio do livre intercambio de conhecimentos, afim de demonstrar como o processo educativo pode ocorrer não apenas dentro da escola mas em qualquer lugar e em qualquer momento.

O projeto envolve a comunidade escolar, formada por alunos e pais, professores, diretores e funcionários, bem como agentes do território como grupos culturais, esportivos e lan-houses.

O objetivo geral é conscientizar a escola para os processos educativos no atual contexto tecnológico, marcado pela disseminação da internet e das redes sociais, prevenindo praticas de violência com o uso desse meios por crianças e adolescentes como o cyberbullying e o sexting.

O objetivo especifico é desenvolver espaços de intercambio e transmissão livre de conhecimentos de que desemboquem em estratégia para novas formas de comunicação, formação e participação cidadã.

Estimular as competências cidadã das crianças e adolescentes pela utilização das tecnologias de comunicação digitais para criação de dinâmicas participativas nas localidades.

Facilitar a comunicação intra e entre as comunidades escolares participantes do projeto e divulgar a experiência.

Estimular o protagonismo de crianças e adolescentes a partir da organização de, atividades culturais.

O projeto será realizado por meio de oficinas que visam se constituir em laboratório de educação mutua em que alunos, professores, diretores, funcionários e pais participam de maneira horizontal ofertando e demandando conhecimentos.

Será criada uma plataforma virtual que funcionara como um banco de conhecimentos comuns e que facilitará os intercâmbios de conhecimentos.

O projeto beneficiará crianças de 5ª a 7ª série e do 1º ao 3º ano do ensino médio nos períodos manhã e tarde.

O projeto visa atender em media 200 participantes diretamente e mais de 3000 indiretamente, participaram do projeto alunos, professores, coordenadores e funcionários da escola. O projeto abrangera 2 escolas municipais 1 central e uma na vila prudente.

Esperamos que com os resultados alcançados os participantes tenham conhecimentos capazes de subsidiar novas pedagogias escolares adequadas ao século XXI.

40 thoughts on “Educação Expandida

  1. Gostaria de parabenizar as todos os envolvidos com esse projeto, pois, esta esta sendo uma pagina que me ajudou muito e expandiu o conhecimento sobre o assunto e eu gostaria de dizer eu já sofri um pouco de Cyber Bulling, não pela minha aparência física, mas sim por aquilo que eu gostava de fazer como ir a igreja ou tocar musicas. Essa é uma situação muito complicada para muitos jovens e adolescentes mas graças a Deus vocês do Instituto Futuro estão fazendo ou ao menos tentando fazer a diferença.

    Parabéns a todos.

  2. Só gostaria de dizer que eu gostei muito do conteúdo apresentado e exposto no site, e que seu à dez ou oito anos atras eu tivesse tomado conhecimento desse conteúdo ou ao menos tido alguém próximo a mim com esse conhecimento acho que teria tido uma infância mais amena e menos sofrida com relação a meus colegas de escola e da rua onde eu morava.

    Obrigado Instituto Futuro pelo conteúdo aqui apresentado e por toda essa visão. e Parabéns pelo trabalho luta e muito sucesso no caminho desse instituto.

  3. Muito legal esse texto, que explica muito a vida que muitas pessoas levam. Gostei muito da parte em que vocês explicam sobre o cyberbullying e o sexting. Parabéns pelo texto super interessante. Adeus.

  4. Gostei muito do conteudo deste site e também do instituto.Bom,só tenho elogios e dizer para esse instituto continuar com este ótimo trabalho e continuem sempre assim pois,com este trabalho vocês vão ajudar muitas crianças e adolecentes.

  5. Eu gostei desse site eu tenho só elogios bons, espero que continuem com esse trabalho. minha nota pra vcs é 10
    espero que todo mundo de essa nota por que é muito bom esse conteudo.

  6. eu achei o texto muito importante, porque o cyberbullying esta tendo muito nas redes sociais como o facebook,whatsapp entre outros,meninas colocando fotos sensuais,e os meninos ficam vendo.

  7. Gostaria de parabenizar a vocês do site, pois isso é uma ajuda muito grande para nós, crianças e adolescentes. Super ótimo o conteúdo do site, explica assuntos, como o bullying ou cyberbullying, como se fosse para ficar na nossa cabeça. Mas na verdade, é para ficar sim! Isso que é bom. Adorei o site e o próprio conteúdo!!

  8. Gostei achei muito legal, acho que isso possa ajudar pessoas no BRASIL inteiro acho que essa questão do Cyberbulling tem que ser discutida porque isso ta afetando muitas pessoas, muitas pessoas entao esquecendo sua infancia por conta de sofrer cyberbulling

  9. Fico bem feliz que tenham se preocupado com esse assunto,e ter criado um projeto de conscientização sobre o cyberbullyng . Um assunto em que muitos jovens sofrem mas que não tinham pessoas com projetos como este,espero que vocês deem continuidade pois acredito que ira ajudar muitos jovens !
    Grata pela preocupação

  10. Essa é uma situação muito complicada para muitos jovens e adolescentes mas vocês do Instituto Futuro estão fazendo ou ao menos tentando fazer a diferença.Parabéns à todos os envolvidos.Vocês são demais.

  11. Só gostaria de dizer que eu gostei muito do conteúdo apresentado e exposto no site, e que seu à dez ou oito anos atras eu tivesse tomado conhecimento desse conteúdo ou ao menos tido alguém próximo a mim com esse conhecimento acho que teria tido uma infância mais amena e menos sofrida com relação a meus colegas de escola e da rua onde eu morava.

    Obrigado Instituto Futuro pelo conteúdo aqui apresentado e por toda essa visão. e Parabéns pelo trabalho luta e muito sucesso no caminho desse instituto.

  12. voces do instituto futuro social estão fazendo um otimo trabalho porque jovens nessa situação não conseguem ficar felizes,parabéns aos envolvidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *